A Educação Patrimonial na Proposta Curricular de São Luís

perspectiva à luz da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12040

Resumo

Em um município como São Luís, MA, reconhecido como Patrimônio Mundial, a Educação Patrimonial, enquanto abordagem centrada no patrimônio cultural, desempenha um papel significativo na valorização dos bens patrimoniais. Este artigo tem como objetivo discutir a Educação Patrimonial no contexto do documento curricular de São Luís, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, baseamo-nos em uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando a Proposta Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís – MA (São Luís, 2023), além de obras de autores vinculados à concepção histórico-crítica, como Duarte (2021), Malanchen (2014), Reis, Cardozo e Princival (2019), Saviani (2011; 2020) e Zanon, Magalhães e Castelo Branco (2020). A partir de nossa análise, consideramos que a Educação Patrimonial, conforme apresentada no documento curricular de São Luís, encontra na Pedagogia Histórico-Crítica uma potencialidade para enriquecer os objetos específicos dos componentes curriculares, direcionando-os à assimilação dos conhecimentos sistematizados pelos estudantes.

Biografia do Autor

Yuri Barros Lobo da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Educação e integrande do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA).E-mail: <lobo.yuri19@gmail.com>

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). E-mail: <ilmavieira13@gmail.com>

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Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Artigos