A Educação Patrimonial na Proposta Curricular de São Luís
perspectiva à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12040Resumo
Em um município como São Luís, MA, reconhecido como Patrimônio Mundial, a Educação Patrimonial, enquanto abordagem centrada no patrimônio cultural, desempenha um papel significativo na valorização dos bens patrimoniais. Este artigo tem como objetivo discutir a Educação Patrimonial no contexto do documento curricular de São Luís, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, baseamo-nos em uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando a Proposta Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís – MA (São Luís, 2023), além de obras de autores vinculados à concepção histórico-crítica, como Duarte (2021), Malanchen (2014), Reis, Cardozo e Princival (2019), Saviani (2011; 2020) e Zanon, Magalhães e Castelo Branco (2020). A partir de nossa análise, consideramos que a Educação Patrimonial, conforme apresentada no documento curricular de São Luís, encontra na Pedagogia Histórico-Crítica uma potencialidade para enriquecer os objetos específicos dos componentes curriculares, direcionando-os à assimilação dos conhecimentos sistematizados pelos estudantes.
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