Atividade docente, aprender a ensinar no gênero aula
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3676Palavras-chave:
Gênero da atividade, Autoconfrotação, Ensino/Aprendizagem.Resumo
Este estudo investiga a linguagem em situação de trabalho, propondo a observar o gênero aula com as ações que o regem. Com base nisso, buscaremos responder ao seguinte questionamento: como se caracteriza o gênero da atividade do acadêmico-professor? A partir do dispositivo teórico-metodológico de Bakhtin, da ergologia com Schwartz, da Clínica da Atividade com Clot, analisaremos enunciados produzidos em trechos de aula e de discursos produzidos na autoconfrontação simples e cruzada. Concluímos que o acadêmico-professor é dotado de qualidades e curiosidades que possibilitam um espaço reflexivo diferente daquele construído em relação aos profissionais que exercem essa profissão há muito tempo. Essas ações podem ser mais bem entendidas considerando que há no aprendiz a necessidade de aprender a ensinar e a de ensinar a aprender.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.