Atividade docente, aprender a ensinar no gênero aula

Autores

  • Maria Ieda Almeida Muniz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Daisy Moreira Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3676

Palavras-chave:

Gênero da atividade, Autoconfrotação, Ensino/Aprendizagem.

Resumo

Este estudo investiga a linguagem em situação de trabalho, propondo a observar o gênero aula com as ações que o regem. Com base nisso, buscaremos responder ao seguinte questionamento: como se caracteriza o gênero da atividade do acadêmico-professor? A partir do dispositivo teórico-metodológico de Bakhtin, da ergologia com Schwartz, da Clínica da Atividade com Clot, analisaremos enunciados produzidos em trechos de aula e de discursos produzidos na autoconfrontação simples e cruzada. Concluímos que o acadêmico-professor é dotado de qualidades e curiosidades que possibilitam um espaço reflexivo diferente daquele construído em relação aos profissionais que exercem essa profissão há muito tempo. Essas ações podem ser mais bem entendidas considerando que há no aprendiz a necessidade de aprender a ensinar e a de ensinar a aprender.

 

Biografia do Autor

Maria Ieda Almeida Muniz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora doutora adjunta do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Daisy Moreira Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora pós-doutora associada do Departamento de Educação da Universidade Federral de Minas Gerais

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Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Experiências