Atividade docente, aprender a ensinar no gênero aula
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3676Palabras clave:
Gênero da atividade, Autoconfrotação, Ensino/Aprendizagem.Resumen
Este estudo investiga a linguagem em situação de trabalho, propondo a observar o gênero aula com as ações que o regem. Com base nisso, buscaremos responder ao seguinte questionamento: como se caracteriza o gênero da atividade do acadêmico-professor? A partir do dispositivo teórico-metodológico de Bakhtin, da ergologia com Schwartz, da Clínica da Atividade com Clot, analisaremos enunciados produzidos em trechos de aula e de discursos produzidos na autoconfrontação simples e cruzada. Concluímos que o acadêmico-professor é dotado de qualidades e curiosidades que possibilitam um espaço reflexivo diferente daquele construído em relação aos profissionais que exercem essa profissão há muito tempo. Essas ações podem ser mais bem entendidas considerando que há no aprendiz a necessidade de aprender a ensinar e a de ensinar a aprender.
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