A formação de professores e a matemática no PNAIC

Danieli Cristina da Silva, Luciana Lacanallo Arrais, Jani Alves da Silva Moreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.


Palavras-chave


Formação continuada de professores; Ensino de Matemática; Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.3953

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ISSN: 2236-6377

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