A formação de professores e a matemática no PNAIC

Authors

  • Danieli Cristina da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.3953

Keywords:

Formação continuada de professores, Ensino de Matemática, Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Abstract

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.

Author Biographies

Danieli Cristina da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da UEM (2014-2015)

Luciana Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM).

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Coordenadora do PIBID do curso de Pedagogia-foco Matemática

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização - GENTEE/CNPq

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM). Pós-doutoranda em Educação (UFPR). Bolsista PNPD/CAPES

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq

Published

2019-04-09

Issue

Section

Articles