A formação de professores e a matemática no PNAIC

Autores/as

  • Danieli Cristina da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.3953

Palabras clave:

Formação continuada de professores, Ensino de Matemática, Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores e o ensino da Matemática a partir de uma análise sobre a formação de professores ocorrida no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se como fonte primária os cadernos de alunos e as tarefas escolares presentes, como também, observou-se os cursos de formação continuada desenvolvida no referido programa. As análises que aqui apresentamos se referem: a) Discussão a respeito da concepção de Matemática, a relação com os cursos de formação continuada advindos do PNAIC e sua proposta para o ensino de matemática desenvolvida em sala de aula e; b) Análise das tarefas escolares presentes nos cadernos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contribui com reflexões acerca da avaliação e da organização dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, como também, propõe subsídios teóricos para os estudos relacionados à organização do ensino de matemática no ciclo de alfabetização.

Biografía del autor/a

Danieli Cristina da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da UEM (2014-2015)

Luciana Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM).

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Coordenadora do PIBID do curso de Pedagogia-foco Matemática

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização - GENTEE/CNPq

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação (UEM). Pós-doutoranda em Educação (UFPR). Bolsista PNPD/CAPES

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq

Publicado

2019-04-09

Número

Sección

Artigos