O papel e a trajetória da Pesquisa Científica na formação de professores de Matemática: um Estudo de uma licenciatura

Loriége Pessoa Bitencourt, Liliana Karla Jorge de Moura

Resumo


Neste artigo apresentam-se algumas reflexões a partir de práticas docentes em duas disciplinas curriculares: Pesquisa em Educação Matemática (PEM) e TCC I, respectivamente, no 5° e 6° semestres da formação inicial do professor de Matemática, desenvolvida em uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Discute-se sobre a importância e o papel da pesquisa científica na formação inicial em Matemática, com a perspectiva de evidenciar, na trajetória desse componente curricular, os pontos positivos desse processo formativo de pesquisa e os resultados encontrados até o momento. Aborda-se também o modo com que o processo formativo de pesquisa se materializa na matriz curricular da licenciatura em pauta e na prática dos sujeitos envolvidos nesse processo: docentes e discentes. O artigo tem como objetivo articular discussões sobre pesquisa científica na formação de professores de Matemática, currículo (Processo formativo) e docência universitária, em interação com os discentes no processo formativo. Os dados foram coletados durante dois semestres letivos, 2015/2 e 2016/1, por meio de reflexões realizadas nas disciplinas visadas. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo analítico, envolveu a participação direta dos pesquisadores no ambiente investigado. Para subsidiar a análise foi realizado um levantamento bibliográfico, com enfoque na investigação científica e na análise documental, visando verificar, em documentos, as diretrizes, internas e externas para o processo formativo da pesquisa nas licenciaturas. Parte dos resultados e discussões possibilitou traçar o perfil dos estudantes das duas disciplinas,  explanando o processo de pesquisa em ambas. Assim, ficou explícito, na análise, que a estrutura curricular proposta em 2012 permite que o aluno vivencie o processo de forma contínua, proporcionando melhor aprofundamento do tema, e também  um trabalho conjunto e colaborativo mediante acompanhamento do professor orientador.


Palavras-chave


Formação inicial do professor; Pesquisa; Produção Científica do Licenciando em Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.4214

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000