O papel e a trajetória da Pesquisa Científica na formação de professores de Matemática: um Estudo de uma licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4214Keywords:
Formação inicial do professor, Pesquisa, Produção Científica do Licenciando em Matemática.Abstract
Neste artigo apresentam-se algumas reflexões a partir de práticas docentes em duas disciplinas curriculares: Pesquisa em Educação Matemática (PEM) e TCC I, respectivamente, no 5° e 6° semestres da formação inicial do professor de Matemática, desenvolvida em uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Discute-se sobre a importância e o papel da pesquisa científica na formação inicial em Matemática, com a perspectiva de evidenciar, na trajetória desse componente curricular, os pontos positivos desse processo formativo de pesquisa e os resultados encontrados até o momento. Aborda-se também o modo com que o processo formativo de pesquisa se materializa na matriz curricular da licenciatura em pauta e na prática dos sujeitos envolvidos nesse processo: docentes e discentes. O artigo tem como objetivo articular discussões sobre pesquisa científica na formação de professores de Matemática, currículo (Processo formativo) e docência universitária, em interação com os discentes no processo formativo. Os dados foram coletados durante dois semestres letivos, 2015/2 e 2016/1, por meio de reflexões realizadas nas disciplinas visadas. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo analítico, envolveu a participação direta dos pesquisadores no ambiente investigado. Para subsidiar a análise foi realizado um levantamento bibliográfico, com enfoque na investigação científica e na análise documental, visando verificar, em documentos, as diretrizes, internas e externas para o processo formativo da pesquisa nas licenciaturas. Parte dos resultados e discussões possibilitou traçar o perfil dos estudantes das duas disciplinas, explanando o processo de pesquisa em ambas. Assim, ficou explícito, na análise, que a estrutura curricular proposta em 2012 permite que o aluno vivencie o processo de forma contínua, proporcionando melhor aprofundamento do tema, e também um trabalho conjunto e colaborativo mediante acompanhamento do professor orientador.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.