O papel e a trajetória da Pesquisa Científica na formação de professores de Matemática: um Estudo de uma licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4214Palabras clave:
Formação inicial do professor, Pesquisa, Produção Científica do Licenciando em Matemática.Resumen
Neste artigo apresentam-se algumas reflexões a partir de práticas docentes em duas disciplinas curriculares: Pesquisa em Educação Matemática (PEM) e TCC I, respectivamente, no 5° e 6° semestres da formação inicial do professor de Matemática, desenvolvida em uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Discute-se sobre a importância e o papel da pesquisa científica na formação inicial em Matemática, com a perspectiva de evidenciar, na trajetória desse componente curricular, os pontos positivos desse processo formativo de pesquisa e os resultados encontrados até o momento. Aborda-se também o modo com que o processo formativo de pesquisa se materializa na matriz curricular da licenciatura em pauta e na prática dos sujeitos envolvidos nesse processo: docentes e discentes. O artigo tem como objetivo articular discussões sobre pesquisa científica na formação de professores de Matemática, currículo (Processo formativo) e docência universitária, em interação com os discentes no processo formativo. Os dados foram coletados durante dois semestres letivos, 2015/2 e 2016/1, por meio de reflexões realizadas nas disciplinas visadas. O estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo analítico, envolveu a participação direta dos pesquisadores no ambiente investigado. Para subsidiar a análise foi realizado um levantamento bibliográfico, com enfoque na investigação científica e na análise documental, visando verificar, em documentos, as diretrizes, internas e externas para o processo formativo da pesquisa nas licenciaturas. Parte dos resultados e discussões possibilitou traçar o perfil dos estudantes das duas disciplinas, explanando o processo de pesquisa em ambas. Assim, ficou explícito, na análise, que a estrutura curricular proposta em 2012 permite que o aluno vivencie o processo de forma contínua, proporcionando melhor aprofundamento do tema, e também um trabalho conjunto e colaborativo mediante acompanhamento do professor orientador.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.