A terapia filosófica wittgensteiniana: perspectivas para a Educação Matemática

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
  • Paulo Vilhena da Silva Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará
  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4247

Palavras-chave:

Essência, Terapia Wittgensteiniana, Jogos de Linguagem, Domínio de Técnicas.

Resumo

Esse texto propõe apontar como a terapia filosófica, proposta por L. Wittgenstein, pode trazer à luz algumas questões que são objetos de debate na Educação Matemática. A terapia wittgensteiniana busca livrar-nos do “enfeitiçamento” causado pela busca de essências que expliquem o que é um dado conceito, reflexo da adoção de uma concepção referencial de linguagem. Ao negar os fundamentos últimos, paramos de buscar descobrir o que tal conceito é e passamos a procurar enxergar como esse conceito é usado na linguagem ordinária. Essa mudança de perspectiva nos permite questionar algumas teorias pedagógicas vigentes, que se debruçam sobre o ensino da matemática, que buscam significados para os objetos matemáticos fora de sua linguagem, seja num mundo empírico, seja num mental. Para tanto, buscaremos esclarecer o conceito de terapia wittgensteiniana, discutiremos o papel das regras e técnicas em habilidades linguísticas, como a compreensão, para então discutir sobre a importância de dominar tais regras para um aprendizado exitoso em matemática.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará
(PA).

Paulo Vilhena da Silva, Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de
Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA.

Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor
do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

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Publicado

2018-05-03

Edição

Seção

Dossiê