A terapia filosófica wittgensteiniana: perspectivas para a Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.4247Palabras clave:
Essência, Terapia Wittgensteiniana, Jogos de Linguagem, Domínio de Técnicas.Resumen
Esse texto propõe apontar como a terapia filosófica, proposta por L. Wittgenstein, pode trazer à luz algumas questões que são objetos de debate na Educação Matemática. A terapia wittgensteiniana busca livrar-nos do “enfeitiçamento” causado pela busca de essências que expliquem o que é um dado conceito, reflexo da adoção de uma concepção referencial de linguagem. Ao negar os fundamentos últimos, paramos de buscar descobrir o que tal conceito é e passamos a procurar enxergar como esse conceito é usado na linguagem ordinária. Essa mudança de perspectiva nos permite questionar algumas teorias pedagógicas vigentes, que se debruçam sobre o ensino da matemática, que buscam significados para os objetos matemáticos fora de sua linguagem, seja num mundo empírico, seja num mental. Para tanto, buscaremos esclarecer o conceito de terapia wittgensteiniana, discutiremos o papel das regras e técnicas em habilidades linguísticas, como a compreensão, para então discutir sobre a importância de dominar tais regras para um aprendizado exitoso em matemática.Descargas
Publicado
2018-05-03
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.