Projetos de valorização da cultura e da religiosidade nas escolas: um olhar sobre o projeto avença da banda placa

Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio, Elisângela de Souza Pereira, Jéssica Baia Araujo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar as potencialidades didático-pedagógicas existentes no conteúdo histórico, cultural, sociológico, étnico-racial e educacional presente no Projeto Avença da Banda Placa da cidade de Macapá-AP. Assim, a pesquisa teve por objetivo ainda verificar sua contribuição para o processo de salvaguarda, reconhecimento, valorização e promoção do patrimônio cultural afro-amapaense, bem como a compreensão do papel da cultura na relação ensino-aprendizagem escolar por meio de projetos interdisciplinares Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva cuja coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, documental, o questionário e a entrevista semiestruturada como forma de investigação. Os sujeitos da pesquisa foram os próprios integrantes da Banda Placa. Assim, os resultados obtidos neste trabalho confirmam que a iniciativa da Banda Placa de salvaguardar o patrimônio cultural afro-amapaense, através do Projeto Avença, é uma forma de promover conhecimento sobre a cultura local, numa perspectiva interdisciplinar, além de ajudar na construção da identidade cultural do povo do Amapá em geral.


Palavras-chave


Projeto Avença; Religiosidade; Educação; Patrimônio Cultural Afro-Amapaense.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i3.5282

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000