Projetos de valorização da cultura e da religiosidade nas escolas: um olhar sobre o projeto avença da banda placa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5282

Palabras clave:

Projeto Avença, Religiosidade, Educação, Patrimônio Cultural Afro-Amapaense.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as potencialidades didático-pedagógicas existentes no conteúdo histórico, cultural, sociológico, étnico-racial e educacional presente no Projeto Avença da Banda Placa da cidade de Macapá-AP. Assim, a pesquisa teve por objetivo ainda verificar sua contribuição para o processo de salvaguarda, reconhecimento, valorização e promoção do patrimônio cultural afro-amapaense, bem como a compreensão do papel da cultura na relação ensino-aprendizagem escolar por meio de projetos interdisciplinares Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva cuja coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, documental, o questionário e a entrevista semiestruturada como forma de investigação. Os sujeitos da pesquisa foram os próprios integrantes da Banda Placa. Assim, os resultados obtidos neste trabalho confirmam que a iniciativa da Banda Placa de salvaguardar o patrimônio cultural afro-amapaense, através do Projeto Avença, é uma forma de promover conhecimento sobre a cultura local, numa perspectiva interdisciplinar, além de ajudar na construção da identidade cultural do povo do Amapá em geral.

Biografía del autor/a

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá, lotada no Curso de Pedagogia. Integra o Corpo Docente do Mestrado em Educação (Ppged/UNIFAP). Atuo nas áreas de: Arte/Educação; Educação, Cultura e Identidade Étnica; Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola. Sou autora dos Livros; Marabaixo, Dança Afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009 e, Batuques, Folias e Ladainhas: A Cultura do Quilombo do Cria-ú em Macapá e sua Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2012. E-mail: piedadevideira@bol.com.br

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP), coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Elisângela de Souza Pereira, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Contato: piedadevideira@bol.com.br

Jéssica Baia Araujo, Universidade Federal do Amapá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Contato: piedadevideira@bol.com.br

Publicado

2019-11-29

Número

Sección

Artigos