O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos

Autores

  • Paula Del Ponte Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maira Ferreira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5583

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, exame nacional do ensino médio, revisão literatura.

Resumo

Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.

Biografia do Autor

Paula Del Ponte Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação em Ciências, pelo mesmo Programa. Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Participa do Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química (GEPECIQ).

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química  (GEPECIQ).

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos