O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5583Palabras clave:
Avaliação em larga escala, exame nacional do ensino médio, revisão literatura.Resumen
Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.Descargas
Publicado
2020-03-24
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.