O ENEM como política de avaliação: efeitos na educação básica e na produção de sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5583Keywords:
Avaliação em larga escala, exame nacional do ensino médio, revisão literatura.Abstract
Neste artigo procuramos mostrar produções acadêmicas, em teses e dissertações, sobre o tema avaliações em larga escala, em especial o Enem, objeto central do estudo que estamos realizando. Buscamos conhecer estudos que tivessem proximidade com o estudo que estamos realizando, que visa analisar discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias sobre o Enem, procurando ver como esses operam e legitimam os resultados do Enem, como indicativo de qualidade (de instituições e de sujeitos), e como “o” caminho de oportunidades que deve ser percorrido para o alcance de um futuro com sucesso. Buscamos na BNTD a partir dos descritores: Avaliações em larga escala; Exame Nacional do Ensino Médio e ENEM e encontramos, pela leitura dos títulos 176 trabalhos (139 dissertações e 37 teses), com a análise dos resumos refinamos para 24 resultados e na leitura do trabalho completo chegamos a 11 produções (4 teses e 7 dissertações). Após seleção e apresentação das pesquisas, pretendemos colocá-las em diálogo com outros referenciais como artigos, documentos oficiais de organizações nacionais e internacionais os quais também falam sobre os temas tratados nessas produções.Downloads
Published
2020-03-24
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.