As altas habilidades/superdotação no município de Agudo: aspectos a serem (re) pensados acerca de matrículas e do atendimento educacional

Autores

  • Angélica Regina Schmengler Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane Negrini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5677

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Superdotação, Matrículas, Processo de Identificação, Atendimento Educacional, Agudo

Resumo

Esta pesquisa foi pensada a partir de inquietações a respeito da realidade no número de matrículas de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no município de Agudo, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Sabe-se que a temática vem ganhando espaço na sociedade e, aos poucos, a preocupação e as discussões sobre quem são esses alunos e o que precisam para seu desenvolvimento educacional estão presentes em vários espaços escolares. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo problematizar o Atendimento Educacional ao aluno com AH/SD no município de Agudo a partir do mapeamento de matrículas na rede municipal e estadual de educação. Como embasamento teórico, buscou-se a teoria de Renzulli (2004, 2014), bem como Freitas e Pérez (2012, 2016), Virgolim (2007), Sabatella e Cupertino (2007) e políticas públicas sobre a inclusão desse alunado (BRASIL, 2001, 2008, 2011). O estudo é delimitado como qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como sujeito de pesquisa cinco Educadoras Especiais da rede municipal e estadual de educação de Agudo, as quais responderam a entrevistas semiestuturadas. As Educadoras Especiais apontaram o baixíssimo número de alunos identificados com AH/SD ou que estão passando pelo processo de identificação. Constatou-se a falta de maiores conhecimentos por parte dos professores, a demanda acentuada de alunos com outras especificidades sendo atendidos no Atendimento Educacional Especializado, a falta de tempo para um trabalho voltado para às AH/SD dentro das escolas e a necessidade de maior investimento da Secretaria Municipal de Educação do referido município.

Biografia do Autor

Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Pedagoga e Educadora Especial pela UFSM. Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em educação. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação - UFSM. Santa Maria-RS

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação - UFSM.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê