As altas habilidades/superdotação no município de Agudo: aspectos a serem (re) pensados acerca de matrículas e do atendimento educacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5677Keywords:
Altas Habilidades, Superdotação, Matrículas, Processo de Identificação, Atendimento Educacional, AgudoAbstract
Esta pesquisa foi pensada a partir de inquietações a respeito da realidade no número de matrículas de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no município de Agudo, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Sabe-se que a temática vem ganhando espaço na sociedade e, aos poucos, a preocupação e as discussões sobre quem são esses alunos e o que precisam para seu desenvolvimento educacional estão presentes em vários espaços escolares. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo problematizar o Atendimento Educacional ao aluno com AH/SD no município de Agudo a partir do mapeamento de matrículas na rede municipal e estadual de educação. Como embasamento teórico, buscou-se a teoria de Renzulli (2004, 2014), bem como Freitas e Pérez (2012, 2016), Virgolim (2007), Sabatella e Cupertino (2007) e políticas públicas sobre a inclusão desse alunado (BRASIL, 2001, 2008, 2011). O estudo é delimitado como qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como sujeito de pesquisa cinco Educadoras Especiais da rede municipal e estadual de educação de Agudo, as quais responderam a entrevistas semiestuturadas. As Educadoras Especiais apontaram o baixíssimo número de alunos identificados com AH/SD ou que estão passando pelo processo de identificação. Constatou-se a falta de maiores conhecimentos por parte dos professores, a demanda acentuada de alunos com outras especificidades sendo atendidos no Atendimento Educacional Especializado, a falta de tempo para um trabalho voltado para às AH/SD dentro das escolas e a necessidade de maior investimento da Secretaria Municipal de Educação do referido município.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.