As altas habilidades/superdotação no município de Agudo: aspectos a serem (re) pensados acerca de matrículas e do atendimento educacional

Autores/as

  • Angélica Regina Schmengler Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane Negrini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5677

Palabras clave:

Altas Habilidades, Superdotação, Matrículas, Processo de Identificação, Atendimento Educacional, Agudo

Resumen

Esta pesquisa foi pensada a partir de inquietações a respeito da realidade no número de matrículas de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no município de Agudo, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Sabe-se que a temática vem ganhando espaço na sociedade e, aos poucos, a preocupação e as discussões sobre quem são esses alunos e o que precisam para seu desenvolvimento educacional estão presentes em vários espaços escolares. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo problematizar o Atendimento Educacional ao aluno com AH/SD no município de Agudo a partir do mapeamento de matrículas na rede municipal e estadual de educação. Como embasamento teórico, buscou-se a teoria de Renzulli (2004, 2014), bem como Freitas e Pérez (2012, 2016), Virgolim (2007), Sabatella e Cupertino (2007) e políticas públicas sobre a inclusão desse alunado (BRASIL, 2001, 2008, 2011). O estudo é delimitado como qualitativo, do tipo estudo de caso, tendo como sujeito de pesquisa cinco Educadoras Especiais da rede municipal e estadual de educação de Agudo, as quais responderam a entrevistas semiestuturadas. As Educadoras Especiais apontaram o baixíssimo número de alunos identificados com AH/SD ou que estão passando pelo processo de identificação. Constatou-se a falta de maiores conhecimentos por parte dos professores, a demanda acentuada de alunos com outras especificidades sendo atendidos no Atendimento Educacional Especializado, a falta de tempo para um trabalho voltado para às AH/SD dentro das escolas e a necessidade de maior investimento da Secretaria Municipal de Educação do referido município.

Biografía del autor/a

Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Pedagoga e Educadora Especial pela UFSM. Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em educação. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação - UFSM. Santa Maria-RS

Tatiane Negrini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação - UFSM.

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Dossiê