Aspectos teóricos na relação entre linguagem, surdez, letramento e ensino de história

Autores

  • Camilla Oliveira Mattos Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
  • Patrícia Bastos Azevedo Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ IM/ DES

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5708

Palavras-chave:

Ensino de História, Surdez, Libras, Letramento

Resumo

O presente artigo busca elucidar possibilidades e dificuldades envolvidas na construção do conhecimento histórico junto aos alunos surdos. Devido à carência de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema, compomos nosso campo de conhecimento com um aporte teórico que articula questões da linguagem – em especial com o Círculo Bakhtiniano – e do letramento em História, de modo a demonstrar a eficiência da Libras para a formulação de significados históricos. A partir desta análise teórica temos como objetivo discutir e refletir acerca de algumas questões teóricas envolvidas no letramento em História para indivíduos surdos.

Biografia do Autor

Camilla Oliveira Mattos, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

Patrícia Bastos Azevedo, Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ IM/ DES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

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Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê