Aspectos teóricos na relação entre linguagem, surdez, letramento e ensino de história

Autores/as

  • Camilla Oliveira Mattos Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.
  • Patrícia Bastos Azevedo Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ IM/ DES

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5708

Palabras clave:

Ensino de História, Surdez, Libras, Letramento

Resumen

O presente artigo busca elucidar possibilidades e dificuldades envolvidas na construção do conhecimento histórico junto aos alunos surdos. Devido à carência de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema, compomos nosso campo de conhecimento com um aporte teórico que articula questões da linguagem – em especial com o Círculo Bakhtiniano – e do letramento em História, de modo a demonstrar a eficiência da Libras para a formulação de significados históricos. A partir desta análise teórica temos como objetivo discutir e refletir acerca de algumas questões teóricas envolvidas no letramento em História para indivíduos surdos.

Biografía del autor/a

Camilla Oliveira Mattos, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

Patrícia Bastos Azevedo, Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ IM/ DES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Dossiê