Professor, Posso Usar o Celular? Um estudo sobre mobilidade e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem escolar

Autores

  • Antônio Alves de Oliveira Neto
  • Wesley Fernandes Vaz Universidade Federal de Jataí (UFJ)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5742

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem Móvel, Celular, Redes sociais.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir o uso do celular e de redes sociais virtuais, para fins educacionais, na motivação e criação de situações favorecedoras de aprendizagem e construção de conhecimentos. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi conduzida em uma escola pública da rede estadual. A coleta de dados utilizou um questionário misto, entrevista espontânea e análise das mensagens dos aplicativos WhatsApp e Facebook. O tratamento de dados foi realizado em categorias criadas a priori. A pesquisa demonstrou as potencialidades do celular e das redes sociais no ensino e aprendizagem, no que se refere à colaboração e cooperação nas atividades cotidianas relacionadas à escola. Ocorreram mudanças na interação e motivação dos estudantes ao perceberem que as redes sociais seriam uma forma de visibilidade, o que levou a se esforçarem em seus trabalhos e avaliações. Nas atividades pedagógicas, o celular foi um facilitador do trabalho do professor, seja em sala de aula ou fora dela, no contato direto com os alunos, em plantões de dúvidas e no envio de atividades e informações. Assim, o celular e as redes sociais se mostraram alternativas para a criação de novas formas de produção de conhecimento, da aprendizagem e protagonismo do aluno.

Biografia do Autor

Antônio Alves de Oliveira Neto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2013). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG - Regional Jataí. É professor da rede Estadual do Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Na área de licenciatura, trabalhos no desenvolvimento de didáticas para o ensino de Biologia e Ciências na área de Biologia Geral, TIC na Educação, Aprendizagem Móvel e Pibid como professor voluntário.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor (2012) e Mestre (2007) em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de graduação em Química, no Mestrado em Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos