Professor, Posso Usar o Celular? Um estudo sobre mobilidade e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5742Keywords:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem Móvel, Celular, Redes sociais.Abstract
Este artigo tem o objetivo de discutir o uso do celular e de redes sociais virtuais, para fins educacionais, na motivação e criação de situações favorecedoras de aprendizagem e construção de conhecimentos. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi conduzida em uma escola pública da rede estadual. A coleta de dados utilizou um questionário misto, entrevista espontânea e análise das mensagens dos aplicativos WhatsApp e Facebook. O tratamento de dados foi realizado em categorias criadas a priori. A pesquisa demonstrou as potencialidades do celular e das redes sociais no ensino e aprendizagem, no que se refere à colaboração e cooperação nas atividades cotidianas relacionadas à escola. Ocorreram mudanças na interação e motivação dos estudantes ao perceberem que as redes sociais seriam uma forma de visibilidade, o que levou a se esforçarem em seus trabalhos e avaliações. Nas atividades pedagógicas, o celular foi um facilitador do trabalho do professor, seja em sala de aula ou fora dela, no contato direto com os alunos, em plantões de dúvidas e no envio de atividades e informações. Assim, o celular e as redes sociais se mostraram alternativas para a criação de novas formas de produção de conhecimento, da aprendizagem e protagonismo do aluno.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.