Professor, Posso Usar o Celular? Um estudo sobre mobilidade e redes sociais no processo de ensino e aprendizagem escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5742Palabras clave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Aprendizagem Móvel, Celular, Redes sociais.Resumen
Este artigo tem o objetivo de discutir o uso do celular e de redes sociais virtuais, para fins educacionais, na motivação e criação de situações favorecedoras de aprendizagem e construção de conhecimentos. A pesquisa possui caráter qualitativo e foi conduzida em uma escola pública da rede estadual. A coleta de dados utilizou um questionário misto, entrevista espontânea e análise das mensagens dos aplicativos WhatsApp e Facebook. O tratamento de dados foi realizado em categorias criadas a priori. A pesquisa demonstrou as potencialidades do celular e das redes sociais no ensino e aprendizagem, no que se refere à colaboração e cooperação nas atividades cotidianas relacionadas à escola. Ocorreram mudanças na interação e motivação dos estudantes ao perceberem que as redes sociais seriam uma forma de visibilidade, o que levou a se esforçarem em seus trabalhos e avaliações. Nas atividades pedagógicas, o celular foi um facilitador do trabalho do professor, seja em sala de aula ou fora dela, no contato direto com os alunos, em plantões de dúvidas e no envio de atividades e informações. Assim, o celular e as redes sociais se mostraram alternativas para a criação de novas formas de produção de conhecimento, da aprendizagem e protagonismo do aluno.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.