Memória formativa de uma professora do ensino superior: narrativas de vivências na Ilha de Fernando de Noronha

Autores

  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Stenio Brito Fernandes Secretaria de Educação e da cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN http://orcid.org/0000-0001-6300-9561
  • José Evangelista de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5786

Palavras-chave:

Memória Formativa, Mulheres do Mar, (Auto)Biografia, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho ergue-se da memória formativa das vivências de uma professora do ensino superior, tendo como lócus a cartografia do corpo na Ilha de Fernando de Noronha. Reúne um conjunto de reflexões do olhar de hoje, sobre o ontem, do ontem sobre o hoje, a partir da memória saudade/agradecimento, de uma mulher filha de pescador, a partir do que foi deixado de encantamento e cravado no sentimento por (entre) lugares e sujeitos na construção de teias de significados (auto)formativos. Objetiva exercitar a memória lembrança formativa tendo como foco histórias de mulheres do mar como uma das dimensões de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto)Biografia e Inclusão (GEPEMABI), da Faculdade de Educação de uma universidade do estado do Rio Grande do Norte. Utiliza as narrativas (auto)biográficas como caminho aquecedor da memória lembrança, exercitada em sessões reflexivas. Resulta em aprendizado formativo com um forte teor de significados de vida e releitura de mundo o que favoreceu ao pouso da alma acalmado pelo passeio macio das palavras sobre um tempo, um lugar, acontecimentos de fazer e sentir de volta à Ilha.  Ouvir, contar, narrar através de reflexões do olhar do ontem sobre o hoje e do hoje sobre o ontem e saborear as narrativas de uma mulher sobre o seu passado na referida Ilha teceu uma experiência de formação (auto)biográfica, andou pelo implícito nas palavras e mergulhou nas (auto)biografias, como perspectiva de uma teia de significados tecida pela memória lembrança de uma história de vida.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Stenio Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN

Professor da Escola Estadual  Jerônimo Vingt Rosado Maia, vinculada a Secretaria de Educação e da cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN (Mossoró-RN). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

José Evangelista de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Mossoró/RN). Psicólogo da Secretaria de Saúde Pública do RN/SESAP, atuando no Hemocentro de Mossoró/RN. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos