Memória formativa de uma professora do ensino superior: narrativas de vivências na Ilha de Fernando de Noronha
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5786Palabras clave:
Memória Formativa, Mulheres do Mar, (Auto)Biografia, Ensino SuperiorResumen
Este trabalho ergue-se da memória formativa das vivências de uma professora do ensino superior, tendo como lócus a cartografia do corpo na Ilha de Fernando de Noronha. Reúne um conjunto de reflexões do olhar de hoje, sobre o ontem, do ontem sobre o hoje, a partir da memória saudade/agradecimento, de uma mulher filha de pescador, a partir do que foi deixado de encantamento e cravado no sentimento por (entre) lugares e sujeitos na construção de teias de significados (auto)formativos. Objetiva exercitar a memória lembrança formativa tendo como foco histórias de mulheres do mar como uma das dimensões de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto)Biografia e Inclusão (GEPEMABI), da Faculdade de Educação de uma universidade do estado do Rio Grande do Norte. Utiliza as narrativas (auto)biográficas como caminho aquecedor da memória lembrança, exercitada em sessões reflexivas. Resulta em aprendizado formativo com um forte teor de significados de vida e releitura de mundo o que favoreceu ao pouso da alma acalmado pelo passeio macio das palavras sobre um tempo, um lugar, acontecimentos de fazer e sentir de volta à Ilha. Ouvir, contar, narrar através de reflexões do olhar do ontem sobre o hoje e do hoje sobre o ontem e saborear as narrativas de uma mulher sobre o seu passado na referida Ilha teceu uma experiência de formação (auto)biográfica, andou pelo implícito nas palavras e mergulhou nas (auto)biografias, como perspectiva de uma teia de significados tecida pela memória lembrança de uma história de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.