Memória formativa de uma professora do ensino superior: narrativas de vivências na Ilha de Fernando de Noronha
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5786Keywords:
Memória Formativa, Mulheres do Mar, (Auto)Biografia, Ensino SuperiorAbstract
Este trabalho ergue-se da memória formativa das vivências de uma professora do ensino superior, tendo como lócus a cartografia do corpo na Ilha de Fernando de Noronha. Reúne um conjunto de reflexões do olhar de hoje, sobre o ontem, do ontem sobre o hoje, a partir da memória saudade/agradecimento, de uma mulher filha de pescador, a partir do que foi deixado de encantamento e cravado no sentimento por (entre) lugares e sujeitos na construção de teias de significados (auto)formativos. Objetiva exercitar a memória lembrança formativa tendo como foco histórias de mulheres do mar como uma das dimensões de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto)Biografia e Inclusão (GEPEMABI), da Faculdade de Educação de uma universidade do estado do Rio Grande do Norte. Utiliza as narrativas (auto)biográficas como caminho aquecedor da memória lembrança, exercitada em sessões reflexivas. Resulta em aprendizado formativo com um forte teor de significados de vida e releitura de mundo o que favoreceu ao pouso da alma acalmado pelo passeio macio das palavras sobre um tempo, um lugar, acontecimentos de fazer e sentir de volta à Ilha. Ouvir, contar, narrar através de reflexões do olhar do ontem sobre o hoje e do hoje sobre o ontem e saborear as narrativas de uma mulher sobre o seu passado na referida Ilha teceu uma experiência de formação (auto)biográfica, andou pelo implícito nas palavras e mergulhou nas (auto)biografias, como perspectiva de uma teia de significados tecida pela memória lembrança de uma história de vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.