Qualidade da educação nas escolas do sistema municipal de Araguaína – TO: Análise dos resultados do IDEB - 2011 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5799Palavras-chave:
Qualidade, Educação, IDEB, Araguaína.Resumo
O uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo MEC/INEP como indicador para referenciar a qualidade da educação no Brasil ocorre desde 2007. O presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade da educação avaliada pelos resultados do IDEB das escolas da rede municipal de Araguaína – TO, que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa, que por meio do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica e documental levantou dados e informações sobre os resultados do IDEB das escolas públicas de ensino fundamental do município de Araguaína, situado na região norte do estado do Tocantins. Os resultados da análise permitem inferir que o sistema de educação municipal conseguiu evoluir nesse índice nos ciclos de 2011 a 2017, tendo como variável propulsora o alto nível da taxa de aprovação em detrimento do aprendizado dos alunos, que em sua maioria se encontra no nível básico de proficiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.