Qualidade da educação nas escolas do sistema municipal de Araguaína – TO: Análise dos resultados do IDEB - 2011 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5799

Palavras-chave:

Qualidade, Educação, IDEB, Araguaína.

Resumo

O uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo MEC/INEP como indicador para referenciar a qualidade da educação no Brasil ocorre desde 2007. O presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade da educação avaliada pelos resultados do IDEB das escolas da rede municipal de Araguaína – TO, que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa, que por meio do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica e documental levantou dados e informações sobre os resultados do IDEB das escolas públicas de ensino fundamental do município de Araguaína, situado na região norte do estado do Tocantins. Os resultados da análise permitem inferir que o sistema de educação municipal conseguiu evoluir nesse índice nos ciclos de 2011 a 2017, tendo como variável propulsora o alto nível da taxa de aprovação em detrimento do aprendizado dos alunos, que em sua maioria se encontra no nível básico de proficiência.

Biografia do Autor

Maria das Graças Aires de Medeiros Andrade, Faculdade Católica Dom Orione

Graduada em Cièncias Econômicas pela PUC - GO. Mestre em Educação pela UFT. Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela UNIVERSO (Niterói -RJ). Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA - MG. Professora do Curso de Administração, Superior de Tecnologia em Gestão Financeira e Direito na Faculdade Católica Dom Orione.

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins em 2006, Mestre em Educação Brasileira (2001) e Doutora em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Campus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi - Trajetórias Escolares.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

Artigos