Qualidade da educação nas escolas do sistema municipal de Araguaína – TO: Análise dos resultados do IDEB - 2011 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5799Palabras clave:
Qualidade, Educação, IDEB, Araguaína.Resumen
O uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelo MEC/INEP como indicador para referenciar a qualidade da educação no Brasil ocorre desde 2007. O presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade da educação avaliada pelos resultados do IDEB das escolas da rede municipal de Araguaína – TO, que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa, que por meio do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica e documental levantou dados e informações sobre os resultados do IDEB das escolas públicas de ensino fundamental do município de Araguaína, situado na região norte do estado do Tocantins. Os resultados da análise permitem inferir que o sistema de educação municipal conseguiu evoluir nesse índice nos ciclos de 2011 a 2017, tendo como variável propulsora o alto nível da taxa de aprovação em detrimento do aprendizado dos alunos, que em sua maioria se encontra no nível básico de proficiência.
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