O direito ao desenvolvimento espiritual e a superação da violência contra crianças e adolescentes

Autores

  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS
  • Cristine Cristine Gabriela de Campos Flores Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle - Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/607

Palavras-chave:

Desenvolvimento Espiritual, Ensino Religioso, Violência, Resiliência

Resumo

Este artigo é resultado parcial da pesquisa “A formação moral escolar como mediação sócio-analítica e político-pedagógica entre as políticas públicas para a infância e adolescência”. Seu objetivo é problematizar o direito ao desenvolvimento espiritual previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia consiste na contraposição, de um lado, da espiritualidade com a violência que vitima crianças e adolescentes desde as tradições bíblicas até a pesquisa científica contemporânea; por outro lado, a segunda parte do artigo define a espiritualidade como força potencializadora da resiliência para, desse modo, concluir que o desenvolvimento espiritual deve ser assegurado para crianças e adolescentes mediante a intervenção pedagógica e o conhecimento científico especializado, respectivamente, dos docentes e dos pesquisadores do Ensino Religioso na Educação Básica obrigatória.

Biografia do Autor

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas, RS

Doutor em Educação pela UFRGS (2000). Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE de Canoas/RS. É pesquisador do CNPq. Email: Evaldo@unilasalle.edu.br

Cristine Cristine Gabriela de Campos Flores, Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle - Canoas/RS

Bolsista de Apoio Técnico, nível médio do CNPq, no projeto de pesquisa desenvolvido pelo primeiro autor

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Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos