O direito ao desenvolvimento espiritual e a superação da violência contra crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.18316/607Palabras clave:
Desenvolvimento Espiritual, Ensino Religioso, Violência, ResiliênciaResumen
Este artigo é resultado parcial da pesquisa “A formação moral escolar como mediação sócio-analítica e político-pedagógica entre as políticas públicas para a infância e adolescência”. Seu objetivo é problematizar o direito ao desenvolvimento espiritual previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia consiste na contraposição, de um lado, da espiritualidade com a violência que vitima crianças e adolescentes desde as tradições bíblicas até a pesquisa científica contemporânea; por outro lado, a segunda parte do artigo define a espiritualidade como força potencializadora da resiliência para, desse modo, concluir que o desenvolvimento espiritual deve ser assegurado para crianças e adolescentes mediante a intervenção pedagógica e o conhecimento científico especializado, respectivamente, dos docentes e dos pesquisadores do Ensino Religioso na Educação Básica obrigatória.Descargas
Publicado
2012-12-07
Número
Sección
Artigos
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