As manifestações da autoria na formação do educador em espaços digitais virtual
DOI:
https://doi.org/10.18316/608Palavras-chave:
Processo de autoria, Formação do educador, Tecnologias digitais, Espaço de convivênciaResumo
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de processos de formação do educador desenvolvidos por meio da construção de Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) e apoiados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UNISINOS), cujo objetivo consistiu em investigar o processo de autoria. A fundamentação teórica da Biologia do Conhecer contribuiu na compreensão do ser vivo (ser humano) enquanto autor do viver e conviver, articulada ao pensamento de Maraschin; do viver e do conviver configurados num espaço digital virtual de convivência; e das diferentes manifestações de autoria. O desenvolvimento desse estudo possibilitou o viver e o conviver dos educadores em formação numa rede de interações, ao configurar um espaço digital virtual de convivência, onde foi possível evidenciar três manifestações da autoria: pré-autoria, autoria transformadora e autoria criadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.