As manifestações da autoria na formação do educador em espaços digitais virtual

Autores/as

  • Luciana Backes Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/608

Palabras clave:

Processo de autoria, Formação do educador, Tecnologias digitais, Espaço de convivência

Resumen

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de processos de formação do educador desenvolvidos por meio da construção de Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) e apoiados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UNISINOS), cujo objetivo consistiu em investigar o processo de autoria. A fundamentação teórica da Biologia do Conhecer contribuiu na compreensão do ser vivo (ser humano) enquanto autor do viver e conviver, articulada ao pensamento de Maraschin; do viver e do conviver configurados num espaço digital virtual de convivência; e das diferentes manifestações de autoria. O desenvolvimento desse estudo possibilitou o viver e o conviver dos educadores em formação numa rede de interações, ao configurar um espaço digital virtual de convivência, onde foi possível evidenciar três manifestações da autoria: pré-autoria, autoria transformadora e autoria criadora.

Biografía del autor/a

Luciana Backes, Centro Universitário La Salle

Professora-pesquisadora do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, que atua no Mestrado em Educação. Sua trajetoria de formação contempla: graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l’Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, informática na educação, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente.

Publicado

2012-12-07

Número

Sección

Artigos