Propostas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual e múltipla: análises de cenas do cotidiano escolar

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maíra Gomes de Souza da Rocha SEMED/DUQUE DE CAXIAS
  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6271

Resumo

Este texto sistematiza resultados de pesquisas qualitativas realizadas em diferentes redes de ensino da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, sobre os processos educativos oferecidos para sujeitos com deficiência intelectual e múltipla. Para a coleta de dados, foram empregados diferentes procedimentos como registro em diário de campo a partir de observações e de filmagens de cenas de sala de aula; análise de documentos escolares, como relatórios pedagógicos e avaliativos; assim como entrevistas abertas e semiestruturadas com professores do Atendimento Educacional Especializado e de turmas do ensino comum. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski foi utilizada como base para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram, entre outros, os avanços no acesso aos processos de ensino e de aprendizagem a partir das políticas de educação inclusiva, assim como apontaram para as possibilidades e os desafios a serem enfrentados pelos sistemas de ensino para garantir a escolarização desses sujeitos. Além disso, a maior contribuição destas pesquisas foi evidenciar caminhos possíveis de escolarização e de desenvolvimento desses alunos em turmas comuns de ensino.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais (PPGIHD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq- nível 2.

Maíra Gomes de Souza da Rocha, SEMED/DUQUE DE CAXIAS

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Coordenadora Adjunta do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Professora e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, UFRRJ

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Pesquisadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE).

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Dossiê