Propostas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual e múltipla: análises de cenas do cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6271Resumen
Este texto sistematiza resultados de pesquisas qualitativas realizadas em diferentes redes de ensino da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, sobre os processos educativos oferecidos para sujeitos com deficiência intelectual e múltipla. Para a coleta de dados, foram empregados diferentes procedimentos como registro em diário de campo a partir de observações e de filmagens de cenas de sala de aula; análise de documentos escolares, como relatórios pedagógicos e avaliativos; assim como entrevistas abertas e semiestruturadas com professores do Atendimento Educacional Especializado e de turmas do ensino comum. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski foi utilizada como base para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram, entre outros, os avanços no acesso aos processos de ensino e de aprendizagem a partir das políticas de educação inclusiva, assim como apontaram para as possibilidades e os desafios a serem enfrentados pelos sistemas de ensino para garantir a escolarização desses sujeitos. Além disso, a maior contribuição destas pesquisas foi evidenciar caminhos possíveis de escolarização e de desenvolvimento desses alunos em turmas comuns de ensino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.