Propostas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual e múltipla: análises de cenas do cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6271Abstract
Este texto sistematiza resultados de pesquisas qualitativas realizadas em diferentes redes de ensino da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, sobre os processos educativos oferecidos para sujeitos com deficiência intelectual e múltipla. Para a coleta de dados, foram empregados diferentes procedimentos como registro em diário de campo a partir de observações e de filmagens de cenas de sala de aula; análise de documentos escolares, como relatórios pedagógicos e avaliativos; assim como entrevistas abertas e semiestruturadas com professores do Atendimento Educacional Especializado e de turmas do ensino comum. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski foi utilizada como base para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram, entre outros, os avanços no acesso aos processos de ensino e de aprendizagem a partir das políticas de educação inclusiva, assim como apontaram para as possibilidades e os desafios a serem enfrentados pelos sistemas de ensino para garantir a escolarização desses sujeitos. Além disso, a maior contribuição destas pesquisas foi evidenciar caminhos possíveis de escolarização e de desenvolvimento desses alunos em turmas comuns de ensino.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.