A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6648

Palavras-chave:

Autoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar.

Resumo

O presente estudo apresenta uma experiência de Autoavaliação Institucional – AvaEMEI – vivida numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pautada nas orientações do documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) que se organiza por meio de 32 indicadores de qualidade da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a AvaEMEI, pautada nos dados coletados por meio da metodologia expressa nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, auxiliou a gestão escolar na tomada de decisão referente a reorganização escolar concretizando ações de mudanças no Projeto Político Pedagógico, nos ambientes educativos e nas ações pedagógicas da EMEI à tornando mais representativa dos diversos grupos étnico-racial e proporcionando uma cultura de igualdade de gênero. Desta forma, podemos afirmar, que na complexidade da EMEI, locus desta pesquisa, foi possível realizar um trabalho de autoavaliação institucional participativa envolvendo os diferentes segmentos que compõem a escola.

 

Biografia do Autor

Sandra Lúcia Ferreira, Universidade Cidade de São Paulo

Possui Mestrado (Currículo) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente/pesquisadora dos Programas de Mestrado Acadêmico em Educação e o Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, ambos, da Universidade Cidade de São Paulo e nesse último atua na Coordenação. É também professora convidada para exercer docência na UNESP, Instituto de Artes, nos cursos de Arte Terapia expressivas e Fundamentos da Cultura e das Artes lato sensu. É Pesquisadora associada o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação e ao Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais- NEARS, PUC-SP. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Valores: as imagens que as políticas públicas revelam em relação aos Direitos Humanos e aos Processos de Humanização cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Encontra-se desenvolvendo um Pos-doc idealizado numa parceria entre a PUCSP e a University of Tunis El Manar, na Tunisia. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em estudos de imagem e avaliação educacional, atuando principalmente junto aos seguintes temas: Imagens, representações sociais e avaliação educacional

Eduardo Paiva Oliveira, Universidade Cidade de São Paulo

Diretor de Escola da rede pública municipal da cidade de São Paulo. Mestre em Formação de Gestores Educacionais - área de concentração Gestão Educacional - pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós-graduado (lato sensu) em Educação e Neurociência pela Faculdade Campos Salles - FCS, Alfabetização e em Educação e Sociedade pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, graduado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, Geografia pela Universidade Brasil - UNIVBRASIL, Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN e em História pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Realiza estudos sobre Currículo, Práticas docente, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar, Avaliação e políticas públicas. Ativista por uma Educação emancipatória contrária à lógica capitalista competitiva, técnica e desumanizadora. 

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Publicado

2021-11-08

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Artigos