A autoavaliação institucional participativa na educação infantil: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6648Keywords:
Autoavaliação Institucional. Educação Infantil. Gestão Escolar.Abstract
O presente estudo apresenta uma experiência de Autoavaliação Institucional – AvaEMEI – vivida numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) pautada nas orientações do documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQEIP) que se organiza por meio de 32 indicadores de qualidade da Educação Infantil. Os resultados obtidos demonstraram que a AvaEMEI, pautada nos dados coletados por meio da metodologia expressa nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, auxiliou a gestão escolar na tomada de decisão referente a reorganização escolar concretizando ações de mudanças no Projeto Político Pedagógico, nos ambientes educativos e nas ações pedagógicas da EMEI à tornando mais representativa dos diversos grupos étnico-racial e proporcionando uma cultura de igualdade de gênero. Desta forma, podemos afirmar, que na complexidade da EMEI, locus desta pesquisa, foi possível realizar um trabalho de autoavaliação institucional participativa envolvendo os diferentes segmentos que compõem a escola.
References
BRASIL. LEI n.º 9.394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, ano 1996, n. 248, 23.12.96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acessado em: 11/02/2019.
CAMPOS, Maria Malta; RIBEIRO, Bruna. Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo II. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc /issue/viewFile/337/153. Acesso em: 11/02/2019.
COTTET, Renata O papel da gestão no processo político psicossocial da creche conveniada/parceira: uma experiência como a autoavaliação. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo – Unicid. São Paulo, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/am bienteeducacao/article/view/618 Acesso em: 02/09/2019.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, Anamérica Prado; NOVAES, Adelina. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativos. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 69, p. 874-894, set. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v28n69/1984-932X-eae-28-69-874.pdf. Acesso em: 12/02/2019.
FORMOSINHO, João. As bases do poder do professor. Revista Portuguesa de Pedagogia, n.14, p.301-328, 1980.
FONSECA, João José Saraiva de. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUBA, Egon Gotthold; LINCOLN, Yvonna Sessions. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora Unicamp, 2011. (Tradução: Beth Honorato)
LIMA, Licínio Carlos. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MELLO, Guiomar Namo. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1993.
OLIVEIRA, Eduardo Paiva. Apropriação e uso dos indicadores de qualidade da educação infantil paulistana: uma proposta de autoavaliação. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais) – Universidade Cidade de São Paulo – Unicid. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.unicid.edu.br/mestrado-e-doutorado/doutorado-em-educacao/publicacao-intelectual/ Acesso em: 11/03/2020.
RIBEIRO, Vanda Mendes; GUSMAO, Joana Borges Buarque de. Uma leitura dos usos dos indicadores da qualidade na educação. Cad. Pesqui. São Paulo ,v. 40, n. 141, p. 823847,Dec.2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a08.pdf. Acesso em: 04/03/2019.
RIBEIRO, Bruna. A qualidade na Educação Infantil: Uma experiência de autoavaliação em creches da cidade de São Paulo. 2010. 198f. [Dissertação de Mestrado] – Faculdade de Pedagogia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9536/1/Bruna%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 04/03/2019.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO)/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Padrões básicos de qualidade da Educação Infantil Paulistana: orientação normativa nº 01/2015 / Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME / DOT, 2015. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/35746.pdf Acessado em: 14/11/2018.
SÃO PAULO (MUNICÍPIO)/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME / DOT, 2016. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/25101.pdf Acesso em: 14/11/2018
SOUSA, Clarilza Prado. Dimensões da avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, nº 22, p. 101-118, Jul/Dez. 2000. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2218. Acesso em: 14/02/2019.
SOUZA, Irene Garcia Costa de. Subjetivação docente: a singularidade constituída na relação entre o professor e a escola. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16082012-114112/pt-br.php. Acesso em: 14/02/2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.