Notas sobre a trajetória docente do professor Paulo Plentz: memórias de práticas em classes multisseriadas em Novo Hamburgo/RS (1965-1995)

José Edimar Souza

Resumo


O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de um professor cuja docência acorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1965-1995. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural neste município. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da história oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da história cultural, tendo as memórias como documento. As memórias deste professor permitiram conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da escola pública em lomba grande enfatizando a importância que a alfabetização representou para os docentes dos espaços rurais.


Palavras-chave


Formação de Professor; Mémoria; Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000