Notas sobre a trajetória docente do professor Paulo Plentz: memórias de práticas em classes multisseriadas em Novo Hamburgo/RS (1965-1995)

Autores/as

  • José Edimar Souza UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18316/761

Palabras clave:

Formação de Professor, Mémoria, Prática Pedagógica.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de um professor cuja docência acorreu na área rural de Novo Hamburgo - RS, entre 1965-1995. Pretende, pois, analisar como a trajetória se entrelaça à prática docente em classes multisseriadas e possibilita compreender fragmento do ensino rural neste município. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da história oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da história cultural, tendo as memórias como documento. As memórias deste professor permitiram conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da escola pública em lomba grande enfatizando a importância que a alfabetização representou para os docentes dos espaços rurais.

Biografía del autor/a

José Edimar Souza, UNISINOS

GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - UNISINOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO - UFRGS

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÃNICA E INSTITUCIONAL - UNIVERSIDADE FEEVALE

MESTRE EM EDUCAÇÃO - UNISINOS

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UNISINOS, BOLSITA CAPES/PROEX

Publicado

2013-07-02

Número

Sección

Artigos