O papel da orientação educacional na articulação em rede: o caso Davi
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7696Palavras-chave:
Orientação Educacional, Rede, Trabalho Colaborativo, Escuta.Resumo
O artigo objetiva analisar o papel da Orientação Educacional na articulação da rede de apoio ao aluno em uma escola da RME de Porto Alegre. Trata-se de um estudo de caso e o referencial teórico toma por base o Pensamento Sistêmico com Maturana, Varela e Davila. A análise aponta o papel da Orientação Educacional como um setor de articulação com as demais áreas sociais, compondo a rede de apoio ao aluno. Evidencia-se, dessa maneira, a importância do trabalho colaborativo como forma de enfrentar os desafios do cotidiano escolar, além de ser perceptível que a potencialização do espaço de escuta para o acolhimento do outro, frente às diferenças, constitui uma relação que convém ser amorosa e de respeito a fim de estabelecer um processo de aprendizagens para todos por meio da convivência. Ressalta-se, finalmente, que o espaço da microrrede contribui para dar existência ao aluno como sujeito social.
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