O papel da orientação educacional na articulação em rede: o caso Davi

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7696

Palabras clave:

Orientação Educacional, Rede, Trabalho Colaborativo, Escuta.

Resumen

O artigo objetiva analisar o papel da Orientação Educacional na articulação da rede de apoio ao aluno em uma escola da RME de Porto Alegre. Trata-se de um estudo de caso e o referencial teórico toma por base o Pensamento Sistêmico com Maturana, Varela e Davila. A análise aponta o papel da Orientação Educacional como um setor de articulação com as demais áreas sociais, compondo a rede de apoio ao aluno. Evidencia-se, dessa maneira, a importância do trabalho colaborativo como forma de enfrentar os desafios do cotidiano escolar, além de ser perceptível que a potencialização do espaço de escuta para o acolhimento do outro, frente às diferenças, constitui uma relação que convém ser amorosa e de respeito a fim de estabelecer um processo de aprendizagens para todos por meio da convivência. Ressalta-se, finalmente, que o espaço da microrrede contribui para dar existência ao aluno como sujeito social.

Biografía del autor/a

Renata Maria da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do 
Sul. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Brasil.

Joseane Frassoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Brasil.

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2021-05-14

Número

Sección

Artigos