Direitos dos adolescentes nas narrativas de estudantes, mães e professores

Autores

  • Gilberto Lima dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8120

Palavras-chave:

Educação, Humanas, Cultura

Resumo

Para a garantia dos direitos dos adolescentes, ressalta-se o papel da família e da escola. O estudo teve como objetivo configurar as narrativas e os significados produzidos por estudantes, suas mães e professores, sobre os direitos dos adolescentes, em diferentes contextos familiares e escolares. Trata-se de um estudo comparativo, no formato de estudo de casos, tendo como referência as abordagens histórico-cultural e narrativa. Os participantes foram estudantes, mães e professores, contatados em duas escolas, uma pública e outra particular. Os estudantes cursavam o Ensino Médio e tinham entre 15 e 17 anos de idade. Foi utilizado um questionário com questões abertas. As respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostram que os adolescentes enfatizam os direitos à liberdade e à participação. As narrativas dos professores da escola pública priorizam o controle, em vez dos direitos, e concebem os adolescentes de forma estereotipada, ao contrário das narrativas dos outros adultos vinculados às duas escolas.

Biografia do Autor

Gilberto Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Psicologia, professor titular, Departamento de Educação/Campus VII, Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Artigos