Direitos dos adolescentes nas narrativas de estudantes, mães e professores
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8120Keywords:
Educação, Humanas, CulturaAbstract
Para a garantia dos direitos dos adolescentes, ressalta-se o papel da família e da escola. O estudo teve como objetivo configurar as narrativas e os significados produzidos por estudantes, suas mães e professores, sobre os direitos dos adolescentes, em diferentes contextos familiares e escolares. Trata-se de um estudo comparativo, no formato de estudo de casos, tendo como referência as abordagens histórico-cultural e narrativa. Os participantes foram estudantes, mães e professores, contatados em duas escolas, uma pública e outra particular. Os estudantes cursavam o Ensino Médio e tinham entre 15 e 17 anos de idade. Foi utilizado um questionário com questões abertas. As respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostram que os adolescentes enfatizam os direitos à liberdade e à participação. As narrativas dos professores da escola pública priorizam o controle, em vez dos direitos, e concebem os adolescentes de forma estereotipada, ao contrário das narrativas dos outros adultos vinculados às duas escolas.
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