Direitos dos adolescentes nas narrativas de estudantes, mães e professores

Autores/as

  • Gilberto Lima dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8120

Palabras clave:

Educação, Humanas, Cultura

Resumen

Para a garantia dos direitos dos adolescentes, ressalta-se o papel da família e da escola. O estudo teve como objetivo configurar as narrativas e os significados produzidos por estudantes, suas mães e professores, sobre os direitos dos adolescentes, em diferentes contextos familiares e escolares. Trata-se de um estudo comparativo, no formato de estudo de casos, tendo como referência as abordagens histórico-cultural e narrativa. Os participantes foram estudantes, mães e professores, contatados em duas escolas, uma pública e outra particular. Os estudantes cursavam o Ensino Médio e tinham entre 15 e 17 anos de idade. Foi utilizado um questionário com questões abertas. As respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados mostram que os adolescentes enfatizam os direitos à liberdade e à participação. As narrativas dos professores da escola pública priorizam o controle, em vez dos direitos, e concebem os adolescentes de forma estereotipada, ao contrário das narrativas dos outros adultos vinculados às duas escolas.

Biografía del autor/a

Gilberto Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Psicologia, professor titular, Departamento de Educação/Campus VII, Universidade do Estado da Bahia.

Publicado

2021-08-23

Número

Sección

Artigos