O Discurso Contemporâneo sobre Tecnologia e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8322

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação, Racionalidade, Tecnológica, Formação Humana

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as principais características e tendências predominantes nas teses e dissertações sobre tecnologia e educação, produzidas no Brasil entre 2009 e 2018, a partir de um estudo denominado estado do conhecimento. Com base nesse pressuposto, encontrou-se 54 trabalhos relacionados ao tema da investigação. Os resultados e análise revelaram tendências de um determinismo tecnológico, contrastando com processos formativos. Por inferência, foram criadas duas categorias de análise: Racionalidade Tecnológica e Formação Humana, que nortearam as discussões.

Biografia do Autor

Salustiano Ferreira da Luz, Prefeitura de Rio Verde (GO), Brasil

Professor aposentado e advogado; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Rio Verde, Goiás; licenciado em Letras Modernas pela Universidade de Rio Verde; é professor da rede municipal de Rio verde; Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Goiás.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Professor adjunto da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de Química e no Mestrado em Educação. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Downloads

Publicado

2022-10-14

Edição

Seção

Artigos