As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452

Palavras-chave:

Tecnologias, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão.

Resumo

Pensar em práticas pedagógicas inclusivas consiste em ensinar frente à diversidade e estar aberto a novos métodos de ensino que possibilitem a participação ativa de todos os alunos envolvidos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, as tecnologias podem ser um caminho possível para que educandos com deficiência possam se desenvolver e melhorar sua condição de vida, de acordo com seus limites e capacidades. O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais no processo de aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão norteadora do estudo buscou responder: quais as contribuições das tecnologias digitais, afim de fornecer subsídios para um processo de inclusão didático-pedagógico e social do aluno com TEA? A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfica e exploratória e foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em bases de dados de pesquisas científicas. Os resultados demonstram o elevado grau de relevância das tecnologias na educação, sobretudo no aprendizado de crianças com TEA, visto que favorecem o desenvolvimento de aspectos cognitivos, emocionais, motores, sensoriais e habilidades sociais. Diante do estudo realizado, concluímos que as tecnologias digitais são alternativas viáveis no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA, pois possibilitam diversas formas de ensinar e aprender, além de contribuírem para a interação e construção de conhecimentos, habilidades e competências diversas por meio de ambientes virtuais.

Biografia do Autor

Vanessa da Silva Balbino, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF); Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense; Graduada em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá) e Especialista em Pedagogia Empresarial (Universidade Cândido Mendes).

Integrante do grupo de pesquisa CNPq: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Iolanda Carvalho de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia.

Tem experiência na área Educação; Filosofia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, politica educacional, educação no campo e educação popular.

Regina Celi Delfino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em capacitação em recursos humanos para a Pesquisa em Educação; Graduada em Pedagogia; Graduada em Educação Artística.

Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos