As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452Keywords:
Tecnologias, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão.Abstract
Pensar em práticas pedagógicas inclusivas consiste em ensinar frente à diversidade e estar aberto a novos métodos de ensino que possibilitem a participação ativa de todos os alunos envolvidos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, as tecnologias podem ser um caminho possível para que educandos com deficiência possam se desenvolver e melhorar sua condição de vida, de acordo com seus limites e capacidades. O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais no processo de aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão norteadora do estudo buscou responder: quais as contribuições das tecnologias digitais, afim de fornecer subsídios para um processo de inclusão didático-pedagógico e social do aluno com TEA? A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfica e exploratória e foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em bases de dados de pesquisas científicas. Os resultados demonstram o elevado grau de relevância das tecnologias na educação, sobretudo no aprendizado de crianças com TEA, visto que favorecem o desenvolvimento de aspectos cognitivos, emocionais, motores, sensoriais e habilidades sociais. Diante do estudo realizado, concluímos que as tecnologias digitais são alternativas viáveis no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA, pois possibilitam diversas formas de ensinar e aprender, além de contribuírem para a interação e construção de conhecimentos, habilidades e competências diversas por meio de ambientes virtuais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.