As tecnologias digitais como instrumentos mediadores no processo de aprendizagem do aluno com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8452Palabras clave:
Tecnologias, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão.Resumen
Pensar em práticas pedagógicas inclusivas consiste em ensinar frente à diversidade e estar aberto a novos métodos de ensino que possibilitem a participação ativa de todos os alunos envolvidos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, as tecnologias podem ser um caminho possível para que educandos com deficiência possam se desenvolver e melhorar sua condição de vida, de acordo com seus limites e capacidades. O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições das tecnologias digitais no processo de aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão norteadora do estudo buscou responder: quais as contribuições das tecnologias digitais, afim de fornecer subsídios para um processo de inclusão didático-pedagógico e social do aluno com TEA? A metodologia da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfica e exploratória e foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em bases de dados de pesquisas científicas. Os resultados demonstram o elevado grau de relevância das tecnologias na educação, sobretudo no aprendizado de crianças com TEA, visto que favorecem o desenvolvimento de aspectos cognitivos, emocionais, motores, sensoriais e habilidades sociais. Diante do estudo realizado, concluímos que as tecnologias digitais são alternativas viáveis no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA, pois possibilitam diversas formas de ensinar e aprender, além de contribuírem para a interação e construção de conhecimentos, habilidades e competências diversas por meio de ambientes virtuais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.